Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde

Nos últimos anos as pessoas têm adquirido o hábito da prática regular da atividade física, pelos importantes benefícios oferecidos à saúde e ao bem-estar. Preconiza-se que essa conduta em relação aos exercícios físicos deva ser encorajada nos mais variados níveis e segmentos da sociedade, considerando a sua eficácia cientificamente comprovada na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida em geral.

No entanto, um aspeto frequente na prática de exercício físico é a falta do processo de avaliação da aptidão física e de acompanhamento individualizado. O processo de avaliação física tem um papel imprescindível na prática consciente e responsável do exercício físico.

A avaliação consiste na interpretação de um conjunto de dados ou informações obtidos por meio da aplicação de determinados testes, métodos, protocolos ou instrumentos validados. A partir da interpretação dos dados obtidos será possíel elaborar o plano exercício e o método mais adequado para cada indivíduo. Desta forma, para que um determinado programa de exercícios físicos seja lógico, objetivo, eficaz e individualizado, é indispensável que ele seja precedido de um criterioso e qualificado processo de avaliação funcional. Só deste modo a avaliação poderá esclarecer as características individuais e, portanto, permitir que o programa de exercícios e/ou desporto seja realmente o mais indicado para determinado indivíduo, reduzindo assim a probabilidade do programa promover poucos resultados, não promover resultado algum ou, até mesmo, causar algum dano. Deste modo permite medir os resultados obtidos.

De forma abrangente, a melhoria da aptidão física implica, portanto, o aprimorar de determinados parâmetros da aptidão física, como composição corporal, capacidade cardiorrespiratória, força e resistência muscular e flexibilidade articular.

 

 

A sua segurança e confiança são uma prioridade nossa. De acordo com a lei, a FisioCoimbra - Fisioterapia e Saúde, e os seus profissionais encontram-se devidamente licenciados e registados na Entidade Reguladora da Saúde com o nºE124985.

Folheto informativo sobre o sistema de mediação de conflitos da ERS. Descarregue-o  aqui

PARCEIROS:

Vagas Fisioterapeuta, ofertas Fisioterapeutas